Foto: Fernando Laszlo
Núcleo de Flautas Doce
O NÚCLEO DE FLAUTAS DOCE - MÚSICA ANTIGA E CONTEMPORÂNEA da UDESC foi criado no intuito de difundir o trabalho realizado no curso de Extensão em Flauta Doce dirigido aos alunos flautista com experiência mais aprofundada no instrumento. Este curso é frequentado tanto por alunos graduandos do Departamento de Música da Universidade, como por professores de música da Grande Florianópolis e interessados em conhecer com maior intensidade a flauta doce.
O repertório trabalhado e apresentado pelo NÚCLEO DE FLAUTAS DOCE abrange, em sua maioria, músicas de diferentes períodos da história do Ocidente, em especial aquelas onde o protagonista é a flauta doce, instrumento cujas bases ramificam-se ao longo de 2.500 anos de repertório.
Ao longo do ano o NÚCLEO DE FLAUTAS DOCE – MÚSICA ANTIGA E CONTEMPORÂNEA trabalhará e apresentará um programa voltado inteiramente à Música da Renascença, período de “ouro” de Flauta Doce, onde a principal linguagem é a música para ser dançada. Esta música, em sua grande maioria, era tocada por um “consort” (conjunto) de instrumentos da mesma família, ou seja, flautas doce, ou violas da gamba, ou sacabuchas, dentre outras famílias de instrumentos que se dividem por tessituras de vozes: soprano, contralto, tenor e baixo e algumas variantes.
Concomitantemente, o NÚCLEO DE FLAUTAS DOCE – MÚSICA ANTIGA E CONTEMPORÂNEA trabalhará e apresentará música contemporânea composta por autores brasileiros, bem como autores de outras nacionalidades.
O admite participar alunos da comunidade em geral e da comunidade acadêmica que possuam experiência avançada com o instrumento flauta doce. Os integrantes do NÚCLEO DE FLAUTAS DOCE cumprirão uma carga horária de trabalho de 20 horas onde perfazem-se:
-
1 a 2 ensaios semanais com duas horas de duração cada ensaio.
-
Participação nas aulas de flauta doce do Curso de Extensão em Flauta Doce do CEART UDESC, Turma C (Avançado) com uma hora de duração. Este curso faz parte do Programa de Extensão em Flauta doce, organizado pela Profa. Dra. Valeria Maria Fuser Bittar.
-
Ao longo do Semestre o NÚCLEO DE FLAUTAS DOCE deverá apresentar-se em Salas de Concertos e Escolas na cidade de Florianópolis e demais cidades do Estado de Santa Catarina.
-
Os participantes do NÚCLEO DE FLAUTAS DOCE deverão, obrigatoriamente, tomar parte das Oficinas Especiais organizadas pelo Programa de Extensão em Flauta Doce, a saber:
-
Oficina de Danças da Renascença, Ministrada pelo Prof. Me. Mario Orlando de Guimarães da Universidade Federal Fluminense, RJ.
-
Oficina de Técnica Klauss Vianna dirigida à técnica e à performance Musicais, Ministrada pela Professora Dra. Jussara Miller, PUC São Paulo.
-
Os participantes do NÚCLEO DE FLAUTAS DOCE DA UDESC são pré-selecionados pela coordenação do PROGRAMA DE EXTENSÃO.