top of page

MOSTRA AULOS

AULOS: 1ª. MOSTRA DE FLAUTA DOCE – PERFORMANCE E DIDÁTICA

 

AULOS: 1ª. MOSTRA DE FLAUTA DOCE – PERFORMANCE E DIDÁTICA, tem como missão a exposição do instrumento flauta doce dentro de parâmetros de excelência originados na investigação do instrumento, na vivência e na experiência com o instrumento, sua contextualização atual e histórica na performance e a sua inserção no ensino universitário e escolar de música como instrumento nuclear da didática da música. Para tanto, os temas propostos pela 1ª MOSTRA DE FLAUTA DOCE evidenciam tais parâmetros como norteadores da formação e da capacitação de docentes do ensino musical de graduação, pós-graduação e escolar.

METODOLOGIA: Os participantes e o público em geral da 1ª MOSTRA terão a oportunidade de vivenciar 2.500 anos da música produzida por este instrumento através de 3 concertos apresentados por flautistas/professores internacionais e brasileiros, 5 mesas redondas que contarão com 15 palestrantes especialistas brasileiros e internacionais, cinco oficinas direcionadas ao público em geral cujas áreas de concentração são: didática da flauta doce para o ensino musical escolar; o conjunto de flautas doces e as danças da Renascença como repertório fundamental do instrumento; prática de composição para flauta doce; performance e construção do instrumento para o repertório histórico da flauta doce; performance do repertório contemporâneo de flauta doce. Apresentações de Comunicações de pesquisadores do instrumento flauta doce, seu repertório e de composições musicais para o instrumento. As Conferências, Palestras e Comunicações serão publicadas nos ANAIS da 1ª. MOSTRA INTERNACIONAL DE FLAUTA DOCE.

RESULTADOS ESPERADOS: 1. Capacitação e Aperfeiçoamento de professores de nível superior que atuam no ensino musical em cursos de graduação e licenciatura e também de professores atuantes no ensino musical escolar, hoje obrigatório em todo país. 2. Produção Científica sobre o instrumento nas áreas de didática, composição, pesquisa e performance de repertório histórico, contemporâneo, pesquisa dirigida à organologia e à construção do instrumento flauta doce. 3. Criação, dentro da Universidade do Estado de Santa Catarina de Laboratório de Pesquisa e Pós Gradução e de Grupo de estudos da organologia de instrumentos históricos e contemporâneos, juntamente com a performance destes instrumentos e de seu repertório.

bottom of page