top of page
Fernando Laszlo_MG_7934_edited
Flauta Basseto construída por Bob Marvin
Foto: Fernando Laszlo

Aulos: Núcleo de Flautas Doce

O NÚCLEO DE FLAUTAS DOCE da UDESC : Música antiga e contemporânea foi criado como uma das Ações do Programa de extensão FLAUTA DOCE: PERFORMANCE E DIDÁTICA no intuito de difundir o trabalho realizado no curso de Extensão em Flauta Doce, como também enfatizar o trabalho de pesquisa e de ensino do instrumento flauta doce na Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis.

O repertório trabalhado e apresentado pelo NÚCLEO DE FLAUTAS DOCE abrange, em sua maioria, músicas de diferentes períodos da história do Ocidente, em especial aquelas onde o protagonista é a flauta doce, instrumento cujas bases ramificam-se ao longo de 2.500 anos de repertório  eo instrumento musical com maior abrangência na Educação Musical no mundo. No mesmo patamar de igualdade com a música europeia escrita, AULOS desenvolve programas sobre as expressões musicais brasileiras encontradas na música popular tradicional. Trabalha conjuntamente com os Projetos de Pesquisa: Músicos, Música e Instrumentos – investigação da performance na música histórica e na música popular tradicional e NHUMBIÁ: Cartografia de Flautas no Território Brasileiro, e com o Laboratório de Instrumentos Históricos e Populares Tradicionais, todos coordenados pela Profa. Dra. Valeria M. Fuser Bittar.

Desde sua fundação, no ano 2013, o AULOS: NÚCLEO DE FLAUTAS DOCE da UDESC trabalha e apresenta, programas diversificados. Alguns deles voltados inteiramente à Música da Renascença europeia, período de “ouro” do Conjunto de Flautas Doces, onde uma de suas linguagens é a música para ser dançada. Na Renascença a música para dança, em sua grande maioria, era tocada por um “consort” ou “ensemble” (conjunto) de instrumentos da mesma família, ou seja, flautas doce, ou violas da gamba, ou sacabuchas e violinos, dentre outras famílias de instrumentos que se dividem por tessituras/registros de vozes: soprano, contralto, tenor, baixo e contra-baixo e demais variações.


Confira nosso portfólio na integra abaixo:

bottom of page